pinnacle

Comissão de Política Agrícola discute panorama do seguro rural

Publicado em 24/11/2023 10:14
Colegiado se reuniu na terça (21)

A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve reunida, na terça (21), para discutir, entre outros assuntos, o panorama do seguro rural em 2023.

Na abertura do encontro, o presidente da comissão e vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou o trabalho da entidade no acompanhamento dos recursos para o seguro rural, que há meses vem sendo pauta prioritária do setor, sobretudo com os impactos do fenômeno El Niño em todas as regiões do país.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, fez uma apresentação sobre os números do seguro rural neste ano e a comparação com os anos anteriores. “Em 2023 tivemos a segunda queda consecutiva de área coberta com os recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”, disse.

Rios destacou que o orçamento aprovado para este ano foi de R$ 1,06 bilhão, apenas metade do que foi proposto da CNA como ideal pelo setor, um total de R$ 2 bilhões.

“Diante desse contexto desafiador de El Niño, os instrumentos de gestão de riscos, como o seguro rural, surgem como elementos essenciais para fomentar a estabilidade e mitigar os riscos enfrentados pelos produtores. Para isso, precisamos de orçamento suficiente”, afirmou.

Outro assunto debatido na reunião foram as finanças sustentáveis no setor agropecuário. O analista da Climate Policy Initiative (CPI), Phillipe Kafer, apresentou o panorama e as perspectivas dos títulos. Ele falou sobre o papel do setor na mitigação climática e preservação do ambiente e os instrumentos de financiamento para alcançar as metas climáticas.

O analista explicou que a participação brasileira na proporção das emissões globais é de apenas 3,92 %, enquanto que a da União Europeia é de 6,94%. “O agro brasileiro tem que ser visto como um aliado das políticas ambientais, e não o contrário, como se propaga na mídia”.

No encerramento do encontro, os participantes da atual edição do programa CNA Jovem, Renata Farias e Rafael Riedel, apresentaram um projeto que visa criar um canal de suporte ao produtor sobre o crédito rural. A plataforma seria um chatbot onde o produtor poderia tirar suas dúvidas sobre o crédito rural e como acessá-lo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário

    pinnacle Mapa do site