pinnacle

Campos inundados na Europa: Produtores franceses de beterraba sacarina temem perdas de 15%

Publicado em 21/11/2023 09:01
Problemas na oferta do bloco podem tencionar ainda mais o mercado global do açúcar, que já acompanha cenário na Ásia

Logotipo pinnacle

Os reflexos do fenômeno climático El Niño para a produção de alimentos seguem mundo afora. Na Europa, por exemplo, há diversos campos inundados, segundo informação da agência de notícias Bloomberg, e os produtores franceses de beterraba sacarina temem perdas de 15% do produto que ainda falta colher.

As processadoras de beterraba na Europa para produção de açúcar costumam moer durante vários meses, a partir do mês de setembro, mas a colheita, principalmente ao Noroeste do continente, tem sido impactada desde então. Para se ter uma ideia, a França recebeu recentemente 32 dias consecutivos de chuva, o período mais longo desde 1998, segundo a Meteo France.


Segundo a Bloomberg, quase metade dos campos de beterraba ainda precisam ser colhidos devido o impacto das chuvas nas últimas semanas e algumas processadoras já reduziram o ritmo de produção porque não estão recebendo matéria-prima suficiente, disse o grupo de produtores CGB numa conferência em Londres, Reino Unido.

Os problemas também afetam a produção de outros países europeus, como a Holanda, Alemanha e Reino Unido. Os agricultores holandeses ainda têm cerca de metade da safra de beterraba no campo sendo impactada pelas fortes chuvas, o que deve ser improvável que a colheita seja finalizada até 1º de dezembro.

Arwis Bos, representante da cooperativa holandesa Royal Cosun, disse que o país enfrenta o cenário mais chuvoso em um século e que qualquer onda de frio pode impactar ainda mais a beterraba do país.

Na Alemanha, a colheita também precisará ser estendida, possivelmente até meados de fevereiro do ano que vem, o que aumenta o risco de perdas devido às geadas, segundo o representante dos produtores Ulf Wegener. No Reino Unido, as inundações também têm impactado os trabalhos de campo, segundo o Sindicato Nacional dos Agricultores.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) estimou em maio que a safra de açúcar na União Europeia seria de 15,475 milhões de toneladas e a próxima atualização é prevista para este mês de novembro.

Os possíveis problemas na oferta de açúcar na Europa diante do cenário na França, um dos maiores produtores de adoçante de beterraba sacarina no bloco, podem tencionar ainda mais o mercado global, segundo a Bloomberg, que enfrenta diversas preocupações com a produção nas origens asiáticas, principalmente Índia e Tailândia.

Os contratos futuros de açúcar na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) estão trabalhando próximos da máxima de mais de uma década testada recentemente.

Futuros do açúcar estão próximos das máximas de mais de uma década - Fonte Bloomberg
Futuros do açúcar estão próximos das máximas de mais de uma década - Fonte: Bloomberg

* Com tradução de informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
pinnacle

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário

    pinnacle Mapa do site